
A Cufra é uma reconhecida casa portuense, especialista em Francesinhas. Após vários anos a operar com um selo de qualidade, a marca já se espalha por todo o país e chegou à Madeira.
O Início
A Cufra Madeira tinha aberto portas há pouco tempo, e tudo corria extremamente bem. Tudo, menos os elevados consumos de eletricidade.
Numa visita ao Restaurante, um dos gerentes falou-nos várias vezes do elevado consumo de eletricidade para aquele estabelecimento, comparativamente a outros. Não haveria razão para tal valor na fatura mensal.
Propusemos uma análise gratuita.
O Primeiro Passo
O primeiro passo para a poupança é medir. E foi isso que fizemos.
Um restaurante bem gerido tem uma elevada preocupação com o seu food cost – quanto custa cada bife? quanto custa cada fatia de queijo? E quanto ganho com cada um deles? -, então, porque não fazer o mesmo com os restantes consumos? Aqui começou o nosso trabalho.
Instalamos um equipamento de monitorização e começamos a perceber quanto consumia cada equipamento e quanto é que isso custava ao restaurante.
Resultados
No final da análise, demonstramos aos gerentes quais os equipamentos que mais consumiam… Mas acima de tudo, quais mais consumiam em comparação com o que lhes davam a ganhar!
Com uns pequenos ajustes (quando dizemos pequenos, estamos a dizer MUITO pequenos) e a substituição de uma máquina (apostamos que o leitor já viu uma em todos os restaurantes), conseguimos reduzir o consumo de eletricidade em 29%.
Fantástico não é? E se lhe dissermos que o trabalho durou menos de um dia e a poupança foi maior do que o custo do mesmo? A Monitorização é fantástica.
Medir para gerir, gerir para poupar.