
A SONAE MC é uma das maiores empresas a nível nacional. Líder no mercado do Retalho Alimentar e reconhecida como uma das referências nacionais no que a crescimento contínuo nas últimas décadas diz respeito.
Este nível só pode ser alcançado num esforço diário para ser melhor do que ontem e foi nesta premissa que a BioCity iniciou a sua relação com a SONAE MC.
O Início
Em 2013, quando iniciamos conversas com a SONAE, a monitorização e o controlo de gestão era muito diferente. As ferramentas digitais de gestão eram mais complexas, com baixo nível de automação e as bases de dados não permitiam a agilidade de hoje em dia. Por seu lado, as ferramentas e equipamentos de monitorização eram quase inexistentes: Poucas opções, pouca diversidade e com um custo muito elevado.
No entanto, é exatamente nesta altura, após uma crise aguda que exigiu, que o controlo de gestão começa a desenvolver novos ideais e novas ferramentas para desconstruir os negócios e torná-los mais eficientes e equilibrados.
É então que a SONAE MC nos apresenta a sua vontade em encontrar uma forma de harmonizar os consumos entre as lojas. Após várias análises, entenderam que teria de haver uma razão para uma diferença significativa e não estável entre as mais de 150 lojas (à altura) e que era necessário reduzir os consumos nas lojas.
O Primeiro Passo
Após várias conversas, encontramos um modelo ideal. Propusemos à SONAE MC uma consultoria intensiva em 6 lojas, com uma análise profunda aos consumos – as suas variações, as localizações críticas, os processos humanos críticos, as instalações hídricas – e uma proposta global de poupança de água para cada loja.
Um trabalho intensivo, que teve como premissa o que ainda hoje praticamos em todo o país: Só podemos poupar se medirmos. Só podemos poupar verdadeiramente se soubermos como se trabalha no terreno.
Sabemos que há quem prometa soluções milagrosas, sem sair do escritório, mas a experiência mostrou-nos que só conhecendo perfeitamente o sistema no local, podemos dar verdadeiras opiniões sobre como ele funciona.
Resultados
A ação nas 6 lojas foi um sucesso. Poupanças significativas no final do primeiro ano e melhorias consideráveis na harmonização dos processos acabaram com as gigantes variações de mês para mês.
(Para quem viu o objetivo do nosso fundador na página de Responsabilidade Social: Demos o nosso primeiro passo significativo para conseguir poupar 3% do consumos nacional de água!)
Com os excelentes resultados alcançados, chegamos a acordo com a SONAE MC e a Biocity passou a efetuar Consultoria Energética em todas as lojas do país. Let’s Go!
Hoje
A responsabilidade e eficiência do nosso trabalho e a visão do nosso cliente, levam-nos a atingir no em 2023 a marca dos 10 anos de trabalho intensivo a manter os consumos estáveis e responsáveis em todas as lojas do grupo. E ficamos muito orgulhosos pelo sentido de responsabilidade social que esta parceria cria diariamente.
Em 2016, para chegarmos ainda mais longe, decidimos atacar mais dois objetivos: Prevenção de fugas e harmonização de consumos. E foi assim que iniciamos a monitorização de consumos de água em todas as lojas do país.
E assim continuamos.
Resumo
Um controlo de gestão bem efetuado, entrega as suas maiores preocupações a um especialista. E foi assim que esta parceria poupou mais de 1.000.000 de m3 de água ao mundo e ao cliente.
É necessário conhecer os objetivos, mas acima de tudo é necessário conhecer – Conhecer os consumos, conhecer os equipamentos, conhecer os processos e conhecer as pessoas. E é a isso que a BioCity se compromete: A fazer um trabalho intensivo e dedicado a cada cliente.